docente

Informações gerais

Nome: Cristina Donza Cancela

Universidade: UFPA

Área de formação: Antropologia Social

Área de atuação: Gênero, Sexualidade e Família

E-mail: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8393402118322730

Áreas de Atuação

Gênero, Sexualidade e Família

Cursos que ministra

Projetos de Pesquisa

- Raça, etnicidade, sexualidade e gênero em perspectiva comparada

Projeto Conjunto do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS/USP) e Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará (PPGCS/UFPA). Edital PROCAD 01/2007. Este projeto visa explorar a dinâmica da classificação por cor/raça, etnia, gênero e orientação sexual em São Paulo e em Belém, cidades que têm lugar de honra no desenvolvimento dos estudos de relações raciais e da pesquisa sobre construção de identidades (homos)sexuais na sociedade brasileira. Assim, iremos retomar dois importantes campos etnográficos dos campos das relações raciais e sexualidade e (re)visitar algumas das principais questões e teorias que marcaram as ciências sociais nas últimas décadas. Como se trata de um projeto de cooperação acadêmica, as viagens e missões visam, para além da pesquisa, ampliar a cooperação entre os dois programas de pós-graduação e suas linhas de pesquisa afins ao tema do projeto (Marcadores Sociais da Diferença , PPGAS-USP e Identidade, etnicidade e gênero: diferenciações e multiplicidades e Populações Amazônicas, do PPGCS-UFPA); possibilitar intercâmbio entre jovens pesquisadores e estudantes do Norte e do Sudeste. (Coordenação: Julio Simões/USP.)

- Sexualidade e conjugalidade entre pessoas do mesmo sexo na aldeia e na cidade

O projeto se propõe a trabalhar com povos Guarani e Terena das aldeias Jaguapiru/ Bororo (Mato Grosso do Sul) e Nova Jacundá (Para), bem como, pessoas em situação de pobreza que vivem na cidade de Belém (Para). Nosso objetivo é compreender como se constrói a experiência de pessoas e casais com etnicidades/raças diferenciadas, no que se refere à representação, vivência e construção da sexualidade, das relações afetivas e conjugais quando estas envolvem pessoas do mesmo sexo em localidades diversas, como a cidade e a aldeia, na sua pluralidade. Como partimos do pressuposto de que a sexualidade é culturalmente construída e que a heteronormatividade não é naturalmente dada, nos propomos a compreender como elas são atualizadas entre populações que se constroem dentro de diferenças étnicas/raciais, mas também, de gênero e de status social. (Coordenação: Cristina Donza Cancela. Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará – Auxílio financeiro.)

- Casamento e Família em Belém 1995-2005

Estudo da estrutura e do significado do Casamento e das relações familiares em Belém, no período que compreende os anos de 1995 a 2005. Este trabalho vêm sendo feito a partir do levantamento de dados seriais dos livros paroquiais, de entrevistas e de observação participante realizada junto à famílias de baixa renda. (Coordenação: Cristina Donza Cancela.)


- Imigração portuguesa e alianças matrimoniais: patrimônio, casamento e famílias em Belém (c.1850-c.1920)

A proposta do projeto é analisar os casamentos estabelecidos pelos imigrantes portugueses em Belém, particularmente aqueles proprietários que vieram a compor a elite local. Imigrantes com recursos e negócios favorecidos direta, ou indiretamente pela expansão da borracha. Discutir seu patrimônio, as alianças matrimoniais estabelecidas, a rede mais ampla de parentesco, afinidade e negócios, com as quais estas pessoas estavam envolvidas, situando seu lugar de pertença, suas imbricações nas relações políticas e econômicas da sociedade paraense.

- Entre nortes: Estudo comparativo demográfico entre as cidade de Belém(Brasil) e Trento(Itália) 1850-1920

Nome do Titular: Antonio Otaviano Vieira Junior; Colaboradores: Cristina Donza Cancela e Casimira Grandi. Convênio Universo de Trento(Itália) /Universidade Federal do Pará(Brasil).
O projeto de pesquisa tem como objetivo estabelecer uma análise comparativa de variantes demográficas, entre as cidades de Belém e de Trento entre os anos de 1850 e 1920. A base documental comum da pesquisa é os Registros Paróquias de batismo, casamento e óbitos; que será alvo de uma exploração sumária dos dados.

Publicações

CANCELA, C. D. Famílias de elite: transformação da riqueza e alianças matrimoniais. Belém 1870-1920. Topoi (Rio de Janeiro), v. 10, p. 24 - 38, 2009. Disponível em: http://www.revistatopoi.org/numero_atual/topoi18/topoi_18_-_artigo_3__familias_de_elite_corrigido.pdf

CANCELA, Cristina Donza, SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu, MACHADO, Almires. “Jegutaha entre pessoas do mesmo sexo” In: 26° Reunião Brasileira de Antropologia: Desigualdade na diversidade, 2008, Porto Seguro.
 Modo digital.
ISBN: 978-85-61341-16-9. Disponível em: http://www.abant.org.br/

 CANCELA, C. D. Destino cor-de-rosa, tensão e escolhas: os significados do casamento em uma capital amazônica (Belém 1870-1920). Cadernos Pagu (UNICAMP). , v.30, p.301 - 328, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332008000100016&lng=en&nrm=iso  

CANCELA, C. D.; SILVEIRA, F. L. A.; MACHADO, A. Djegutaha Entre Pessoas do Mesmo Sexo nas Aldeias Jaguapiru e Bororó (MS). In: 26 Reunião Brasileira de Antropologia: Desigualdade na diversidade, 2008, Porto Seguro. Disponível para download em: http://www.abant.org.br

CANCELA, C. D. . Família, Riqueza e Contratos de Dotação na Belém da Borracha. Histórica(São Paulo. Online), v. 1, p. 1-10, 2007. Disponível em:http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao19/materia02/




  • Telefone/Fax
  • (91) 3201-8327

  • Endereço
  • Campus Guamá, Rua Augusto Corrêa, 01 - Guamá. CEP: 66075-110. Caixa postal 479. Belém / PA - Brasil

Copyright 2011 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: